LIGHTROOM

Retirado na integra do Seguinte BLOG



Aí vai uma dica bem legal para fotógrafos de casamento que usam Lightroom.
Muitos acham que o Adobe Lightroom é só para tratamento em lote de fotos, porém uso muito a possibilidade que ele nos dá para organizar os arquivos. Quando fotografamos um casamento em 2 ou 3 fotógrafos, não entrego essas fotos para os clientes em pastas separadas, gerando confusão na hora de escolher as fotos do álbum. Entrego uma única lista, com as fotos na sequência em que foram tiradas, tiramos umas 3000 fotos por casamento, faço uma seleção e entrego cerca de 900.
Mesmo com os horários das câmera errados ou diferentes, é bem rápido e fácil organizar essa sequência pelo Lightroom, como mostro no tutorial abaixo:

PASSO 1
Baixe todas as fotos em uma única pasta, ex: Fotos originais, cuidado com nomes repetidos de arquivos.

Importando pelo Lightroom é possível renomeá-las ao descarregar do cartão.
Aqui no estúdio uso por ex: EVN_0001.jpg para minhas fotos e para a outra câmera uso MAR_0001.jpg (fotos do Marcelo Caetano).

Com todas as fotos descarregadas no Lightroom, na opção Classificar, escolha: Hora da captura. Essa opção fica abaixo das ministuras, no modo Biblioteca.
PASSO 2
Se as câmeras não estiverem com seus relógios exatamente iguais, as fotos vão aparecer fora da ordem dos acontecimentos, para corrigir isso, primeiro escolha um momento preciso que todos os fotógrafos tenham clicado juntos, ex: Beijo na aliança, beijo final. Selecione a foto de um dos fotógrafos e anote a data exata dessa foto, contida nas informações do Exif a direita como mostra a imagem abaixo.
PASSO 3
Agora veja somente as fotos do outro fotógrafo, através dos Filtros da biblioteca (topo) selecione por câmera ou Número de série da câmera, caso esteja usando câmeras iguais para todos os fotógrafos.
Passo 4
Selecione a foto do mesmo momento anotado anteriormente, ex: foto do beijo.
Selecione todas as fotos através do atalho Ctrl+A
Clique no quadrinho que aparece ao lado da Hora da captura nas informações do Exif.
Passo 5
Atualize a data da foto, com o mesmo horário anotado anteriormente (foto do primeiro fotógrafo)
Clique em Alterar tudo e o horário de todas as fotos será corrigido.
Passo 6
Se tiver uma terceira câmera para corrigir, repita o Passo 3, escolhendo as fotos do terceiro fotógrafo, pelo número de série por exemplo.
Se terminou, clique em NADA nos Filtros da biblioteca, para visualizar todas as fotos já em ordem.

Passo 7
Você irá visualizar as fotos na sequência, porém os nomes dos arquivos estão originais. Para que a noiva veja as fotos na sequência é preciso selecionar todas as fotos (Ctrl+A) e renomeá-las, clicando no quadrinho ao lado do Nome do arquivo, nos dados do Exif.
Particularmente eu uso uma sequência de 4 digitos para os arquivos finais, ex: 0001.jpg ou IMG_0001.jpg ou Foto-0001.jpg

Entregar uma única lista, na sequência, facilita muito para a noiva escolher as fotos do álbum, e também para fazer as alterções já que tenho somente uma lista e não mais 3 separadas em pastas por fotógrafos.
Espero que seja útil essa dica para vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário